18 maio 2008

CONFOTO - www.confoto.art.br/noticia_198.php

NOTÍCIA


A capital do Estado será palco durante todo o mês de maio, do Vitória Foto, uma proposta de fomento e divulgação da fotografia no Espírito Santo. Com seis exposições simultâneas e oficinas gratuitas, o evento vai reunir grandes nomes da fotografia, com o objetivo de registrar e divulgar as potencialidades regionais.
O público terá acesso a trabalhos de renomados profissionais, como o carioca Walter Firmo e o fotógrafo capixaba Rogério Medeiros, além de oficina oferecida pela ONG Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro, voltada para a formação de fotógrafos na periferia.
O circuito fotográfico programado pelo Vitória Foto pretende destacar a tradição do Estado na área, cuja efervescência vem se consolidando desde a fundação do Foto Clube do Espírito Santo, em 1946. Tradição que se repete também na realização de oficinas fotográficas, espaços privilegiados para troca de experiências.
A primeira exposição programada pelo Vitória Foto será Abstrato Extrato, de Walter Firmo (RJ), com abertura no dia 8 de maio, às 20 horas, na Galeria Homero Massena, e visitação entre os dias 9 e 6 de junho. Considerado um dos maiores fotógrafos coloristas em exercício no Brasil, Walter Firmo, ministrará ainda o curso Criatividade na Cor, entre os dias 6 e 9 de maio, no Studio Base 40, em Fradinhos.
O resultado da oficina de Walter Firmo será exibido em projeção fotográfica aberta ao público, na Praça de Fradinhos, no sábado, dia 10 de junho às 19 horas.
No dia 13 de maio, será a vez da inauguração da exposição Guaramare: no mundo de Vicente Bojovski, do fotógrafo André Alves (ES), às 19 horas. A exposição ficará aberta ao público do dia 14 até 30 de maio, no Studio Base 40.
Já no dia 15 de maio será a vez de Rogério Medeiros (ES) abrir sua exposição Espírito Santo em Preto e Branco, também às 19 horas, na Galeria Francisco Schwartz, na Assembléia Legislativa. As fotografias ficarão expostas para visitação até 15 de junho.
Os fotógrafos do Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro, trazem ao Estado a exposição A Favela vê a Favela, que será aberta do dia 17 de maio, a partir das 15 horas, no Píer Ilha das Caieiras, podendo ser visitada até o dia 1° de junho.
Juntamente com a abertura da exposição coletiva dos fotógrafos do Observatório de Favelas será apresentada uma projeção fotográfica com o resultado da oficina realizada por eles na Ilha das Caieiras. A oficina de formação fotográfica acontece de 13 a 17 de maio, no Centro Cultural Caieiras, voltada para jovens da periferia e professores da rede pública de ensino.
No dia 20 de maio, às 19 horas, o Vitória Foto abre a exposição comemorativa dos 62 anos do Foto Clube do Espírito Santo, que ficará no Espaço de Artes do Bandes, até o dia 15 de junho.
A programação encerra com a abertura da exposição fotográfica Mulheres de Tucum, de Edson Chagas (ES). A mostra será inaugurada em 30 de maio, às 20 horas, na Aliança Francesa, com visitação até o dia 15 de junho.
A programação do Vitória Foto chega para resgatar a fotografia no Espírito Santo, no intuito de introduzir o evento entre para o calendário cultural capixaba, se firmando como uma alternativa para profissionais e amantes da fotografia.

Fonte:

Nenhum comentário: