27 maio 2008

Exposição com imagens raras celebra os 62 anos do Foto Clube do ES

Folha Vitória

Foto: Divulgação

Uma exposição única, composta por um conjunto dos trabalhos dos fotógrafos que fizeram parte do Foto Clube do Espírito Santo, promete trazer um diferencial para o lazer dos capixabas. A abertura do evento será hoje, 20, às 19 horas, no Espaço de Arte do Bandes.

A exposição reunirá 48 fotografias realizadas pelos fotoclubistas desde a década de 40. A curadoria da mostra privilegiou imagens e fotógrafos que fossem representativos dos diversos momentos de criação fotográfica do movimento fotoclubista capixaba. Destaque para os trabalhos de Pedro Fonseca, com imagens raras de Vitória realizadas entre as décadas de 40 e 50, e para o estilo de vanguarda dos fotógrafos Nilton Pimenta e Júlio Cesar Pagani, nos anos 70.

O Foto Clube foi fundado em 23 de maio de 1946, a partir do interesse comum de vários jovens por fotografia, que freqüentavam uma loja de equipamentos e materiais fotográficos, o Empório Capixaba. Entre os entusiastas, estavam Magid Saade, Pedro Fonseca, Érico Hauschild, Dolores Bucher, Ugo Musso, Décio Lírio e Finn Knudsen.

Foto: Pedro Fonseca/Divulgação

A entidade é uma sociedade civil, sem qualquer finalidade de lucro, essencialmente amadorista, que tem por finalidade incentivar a arte fotográfica em todos os seus aspectos e modalidades.

O fotoclubismo começou a perder as forças por volta de 1980, o que refletiu diretamente nas suas atividades no Espírito Santo. Apesar do fechamento de seus principais incentivadores, a sede do Foto Clube ainda funciona, o laboratório para preto e branco é mantido, e o arquivo das fotografias dos sócios está em boas condições.

Serviço:

Foto Clube no Espírito Santo
Espaço de Artes do Bandes- Av. Princesa Isabel, 54, Centro.
Visitação até 15 de junho.

Fonte:
www.folhavitoria.com.br/site/?target=noticia&cid=0&ch=9c02599e29d7a63a17b53ca30ff6edc8&nid=44443