15 maio 2008

Exposições fotográficas destacam tradição do Estado

30/04/2008 às 17h05

Te Contei!


Foto: Divulgação /Edson Chagas

Durante todo o mês de maio, a capital do Estado receberá o Vitória Foto, que propõe fomentar e divulgar a fotografia no Espírito Santo. Em seis exposições e oficinas gratuitas, grandes nomes da fotografia vão registrar e divulgar as potencialidades regionais. O objetivo é fazer com que o evento entre para o calendário cultural capixaba, firmando-se como uma alternativa para profissionais e amantes da fotografia.

O público terá acesso a trabalhos de renomados profissionais, como o carioca Walter Firmo e o fotógrafo capixaba Rogério Medeiros, além de oficina oferecida pela ONG Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro, voltada para a formação de fotógrafos na periferia.

A primeira exposição programada pelo Vitória Foto será Abstrato Extrato, de Walter Firmo, com abertura no dia 8, às 20h, na Galeria Homero Massena. A exposição fica aberta para visitação até o dia 6 de junho. Walter Firmo, ministrará ainda o curso Criatividade na Cor, entre os dias 6 e 9 de maio, no Studio Base 40, em Fradinhos. Como resultado da oficina haverá uma exibição em projeção fotográfica aberta ao público, na Praça de Fradinhos, no sábado, 10, às 19h.

No dia 13 de maio, será a vez da inauguração da exposição Guaramare: no mundo de Vicente Bojovski, do fotógrafo André Alves, às 19h. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30, no Studio Base 40.

Já no dia 15 de maio, será a vez de Rogério Medeiros abrir sua exposição Espírito Santo em Preto e Branco, às 19h, na Galeria Francisco Schwartz, na Assembléia Legislativa. As fotografias ficarão expostas para visitação até 15 de junho.

Os fotógrafos do Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro, trazem ao Estado a exposição A Favela vê a Favela, que será aberta do dia 17, a partir das 15h, no Píer Ilha das Caieiras, podendo ser visitada até o dia 1º de junho. Juntamente com a abertura da exposição, será apresentada uma projeção fotográfica com o resultado da oficina realizada por eles na Ilha das Caieiras. Ela acontecerá entre os dias 13 e 17, no Centro Cultural Caieiras, e é voltada para jovens da periferia e professores da rede pública de ensino.

No dia 20, às 19h, o Vitória Foto abre a exposição comemorativa dos 62 anos do Foto Clube do Espírito Santo, que ficará no Espaço de Artes do Bandes, até o dia 15 de junho.

A programação encerra com a abertura da exposição fotográfica Mulheres de Tucum, de Edson Chagas. A mostra será inaugurada no dia 30, às 20h, na Aliança Francesa, com visitação até o dia 15 de junho.

Serviço:

Abstrato Extrato- Abertura no dia 8 de maio, às 20 h, na Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Visitação até o dia 6 de junho.

Guaramare: no mundo de Vicente Bojovski- Abertura no dia 13 de maio, às 19 h, no Studio Base 40 - Av. Maruípe, 40, Fradinhos. Visitação até 30 de maio.

Espírito Santo em Preto e Branco- Abertura dia 15 de maio, às 19 h, na Galeria Francisco Schwartz, na Assembléia Legislativa - Av. Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá. Visitação até 15 de junho.

A Favela vê a favela- Abertura no dia 17 de maio, às 15 h, no Píer da Ilha das Caieiras. Rua Felicidade Correia dos Santos s/n – Ilha das Caieiras, Vitória. Visitação até 1 de junho.

Foto Clube no Espírito Santo- Abertura dia 20 de maio, às 19 h, no Espaço de Arte do Bandes -Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória. Visitação até 15 de junho.

Mulheres de Tucum- Abertura dia 30 de maio, às 20h, na Aliança Francesa - Rua Alaor Queiroz de Araújo, 200, Enseada do Suá, Vitória. Visitação de 2 a 15 de junho
Fonte: