30 abril 2008

Espírito Santo, uma terra marcada pela fotografia

O Espírito Santo é reconhecido nacionalmente pelo trabalho de vários fotógrafos que viveram e trabalharam aqui. Podemos dizer que o Estado foi palco de um movimento fotográfico ininterrupto desde a década de 20, quando o fotógrafo Paes registrou as obras de urbanização de Vitória.

Daí segue uma geração de fotógrafos que fizeram parte do Foto Clube do Espírito Santo (1946). Nestes 62 anos de atuação passaram pelo Foto Clube um time dileto de fotógrafos como: Ugo Musso, Dolores Bucher, Pedro Fonseca, Magid Saade, Dante Micheline, Érico Hausschield, Marinho Carlos, Paulo Bonino, Antonio Carlos Sessa Neto, Sagrilo, Manoel Rodrigues, entre outros.

Na década de 60, nascia o fotojornalismo no Estado. No extinto jornal O Diário trabalharam Rogério Medeiros, Paulo Makoto, Heraldo Carneiro e Joaquim Nunes. No jornal A Gazeta estreavam os contemporâneos Abílio Matos e os irmãos Lopes, José Carlos e Ailton.

A década de 70 nos revelou outros nomes importantes no fotojornalismo como: Gildo Loyola, Antonio Carlos Moreira, Joecir Secreta, Nestor Muller, Helô Santana, Ciro Denadai, Carlito Medeiros e Luiz Pajaú.

No sul do Estado, entre os anos 50 e 70, Cachoeiro de Itapemirim também apresentou um núcleo de bons fotógrafos, cujo prestígio foi além das fronteiras do município. São eles: Byron Tavares, Enoque Pinheiro e Guilherme Peçanha.

Na passagem dos anos 70 para os 80, no Centro de Artes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), atuaram as fotógrafas Márcia Capovilla e Simone Guimarães.

Ainda na Ufes nos anos 80, trabalharam como professores de fotografia David Protti e Alexandre Curtis, no curso de Comunicação Social. Nas redações dos jornais encontramos Romero Mendonça, José Augusto Magnago, Chico Guedes, Margô Dalla, Secretinha, entre outros. Destaque ainda para Humberto Capai, Vitor Nogueira, Flávio Santos e João Isau, fotógrafos que se dedicaram a áreas diferentes da fotografia, mas que reuniam habilidade com a película fotográfica.

Nos anos 90, uma geração de fotógrafos, jornalistas e documentaristas, se apresenta no Estado com exposições e publicações que retratam os diversos aspectos naturais, culturais, políticos e cotidianos da vida capixaba. Surge uma nova geração de fotógrafos como Sérgio Cardoso, Elizabeth Nader, Fábio Nunes, Tadeu Bianconi, Helson Moura, Carla Osório, Alair Caliari, Carlos Alberto Silva, Edson Chagas, Zanete Dadalto, André Alves, Leonardo Bicalho e tantos outros que se destacaram no cenário fotográfico.

Tudo isso possibilitou o intercâmbio com fotógrafos de outros estados, que acompanharam de perto a produção fotográfica capixaba como o mineiro Sebastião Salgado, os cariocas Walter Firmo, João Roberto Ripper e Milton Guran, o paulista João Bittar, entre outros. Todo este movimento fotográfico possibilitou uma visibilidade ao Estado em publicações, galerias, sites e na grande imprensa de todo o país.

Sendo assim, este projeto pretende tornar o Espírito Santo, mais uma vez, o cenário de um grande evento fotográfico. Em pleno outono, no mês de maio, quando a luz que banha o Estado de norte a sul contornando a sua geografia de tons inigualáveis, se realiza o VITÓRIA FOTO.

Carla Osório

Produtora Executiva

Vitória Foto 2008