26 maio 2008

Em Movimento

24/05/2008
Foto e Cidadania

A fotografia nos faz recordar histórias, reviver momentos, pessoas... E muito além disso, o projeto Observatório de Favelas, lá do Rio de Janeiro, traz para a Ilha das Caieiras, um novo objetivo para a fotografia, o de promover a cidadania através das lentes.

Durante três dias, a equipe do observatório ofereceu uma oficina para crianças e adolescentes. O tempo foi curto, mas suficiente para encantar os participantes que, cada um com seu equipamento, procurava, pelas ruas de São Pedro, imagens a serem eternizadas. "O objetivo principal é despertar a curiosidade e a sensibilidade do olhar desses jovens para o que está a sua volta. Além disso a fotografia desperta senso crítico que também é muito importante para o ser humano" afirma o instrutor Fábio Caffé.

O trabalho não acaba quando se aprende a fotografar. "Eu e o Ratão fomos alunos do Observatório lá no Rio e hoje somos professores. Existe também o caráter multiplicador e nós, hoje educadores viajamos para dar oficinas nos mais diversos lugares" conta Caffé.

Depois de muitos cliques o instrutor Ratão Diniz, inicia o processo de edição e escolha do material que será exposto como resultado da oficina. "A galera tá de parabéns. Tem muita gente boa aqui" se orgulha Ratão.

As fotos foram expostas no pier da Ilha das Caieiras com projeção na parede de uma das casas. O cenário ideal. Jenifer (13), Carlos (15), Jessé (14) e Indiara (16), alunos da oficina, com olhares atentos, vibravam a cada foto estampada no muro. De fundo o som do grupo Barbatuque fez a trilha musical do momento. "Eu que nunca tirei foto fico muito feliz em poder retratar o nosso bairro, esse lugar. E ver as pessoas tirando foto me orgulha e mostra que posso ser fotógrafa um dia" conta Indiara.

Todo esse movimento das Caieiras faz parte de um projeto ainda maior, o Vitória Foto, que almeja transformar maio, o mês da fotografia na cidade. "Até 15 de junho acontece um verdadeiro circuito por espaços culturais e urbanos com fotografias para todos os gostos" convida a organizadora do evento, Carla Osório.


Assista ao Vídeo

LINK:

http://gazetaonline.globo.com/emmovimento/oquejarolou/oquejarolou_materia.php?cd_matia=438736&cd_site=693


Exposições

Abstrato Extrato - Walter Firmo (RJ)
Abertura dia 8 de maio, a partir das 20 horas, na Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. Visitação do dia 9 de maio a 6 de junho.

Guaramare: no mundo de Vicente Bojovski - André Alves (ES)
Abertura no dia 13 de maio, às 19 horas, no Studio Base 40 - Av. Maruípe, 40, Fradinhos. Visitação do dia 14 a 30 de maio.

Espírito Santo em Preto e Branco - Rogério Medeiros (ES)
Abertura dia 15 de maio, a partir das 19 horas, na Galeria Francisco Schwartz, na Assembléia Legislativa - Av. Américo Buaiz, 205, Enseada do Suá. Visitação de 16 de maio a 15 de junho.

A Favela vê a Favela - Observatório de Favelas (RJ)
Abertura no dia 17 de maio, a partir das 15 horas, no Píer da Ilha das Caieiras, Rua Felicidade Correia dos Santos s/n - Ilha das Caieiras, Vitória. Visitação até 1 de junho.

Foto Clube do Espírito Santo - Coletiva de fotoclubistas
Abertura dia 20 de maio, a partir das 19 horas, no Espaço de Arte do Bandes -Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória. Visitação de 21 de maio a 15 de junho.

Mulheres de Tucum - Edson Chagas (ES)
Abertura dia 30 de maio, a partir das 20 horas, na Aliança Francesa - rua Alaor Queiroz de Araújo, 200, Enseada do Suá, Vitória.
Visitação de 2 a 15 de junho.

Nenhum comentário: