01 junho 2008

Mulheres de Tucum - Edson Chagas (ES)

A exposição Mulheres de Tucum, do fotógrafo Edson Chagas, é resultado de uma documentação fotográfica realizada na Penitenciária Estadual Feminina, a maior cadeia de mulheres do Espírito Santo, entre os anos 2000 e 2003. Localizada em Tucum, em Cariacica, a penitenciária abrigava no início do trabalho do fotógrafo,100 detentas. Em janeiro de 2003, o número de internas havia crescido para 180.

Seduzido pelas mulheres presas e curioso por conhecer aquele mundo, Edson Chagas sentiu que havia encontrado um bom tema para desenvolver o ensaio fotográfico que desejava. O objetivo era desvendar como tantas mulheres, com suas diferenças, poderiam viver juntas, dividindo suas ansiedades e problemas, aprisionadas num espaço reduzidíssimo.

Inicialmente, a presença da câmara fotográfica representou significados diferentes entre as meninas. Enquanto umas fugiam, outras ficavam à vontade. Mas com o passar do tempo, o fotógrafo ganhou a confiança das detentas, conseguindo revelar intimidades e comportamentos dentro da cadeia. Foram tiradas mais de duas mil fotografias sobre o cotidiano dessas mulheres.

Do trabalho, surgiu em 2003 o livro Mulheres de Tucum, com texto e fotos de Edson Chagas, que foi lançado também em Paris, no Espaço Reuilly, durante o “I Salão do Livro e do Disco”. O livro foi editado com o apoio da lei municipal Rubem Braga de incentivo à cultura.

Nele, o fotógrafo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) David Protti, define as fotos como um conjunto de símbolos e signos captados e articulados que estruturam uma espécie de malha formada por fios que representam os momentos de solidão, temores, remorsos e carência das detentas, entrelaçados com os de solidariedade, espiritualidade e sexualidade. “Forma uma tela invisível, mas resistente, que não interdita, mas guarda e sustenta algo profundo e valioso nas almas dessas mulheres, aquilo que nos dá força diante das adversidades da vida e que chamamos de esperança”.

Edson Chagas atualmente trabalha na editoria de fotografia do Jornal A Gazeta.

Serviço:
Mulheres de Tucum

Abertura: 30 de maio
Horário: a partir das 20 horas
Onde: Aliança Francesa - R. Alaor Queiroz de Araújo, 200, Enseada do Suá
Visitação: de 2 a 15 de junho

Nenhum comentário: