07 maio 2008

Walter Firmo (RJ) - ABSTRATO EXTRATO

A exposição Abstrato Extrato, do renomado fotógrafo Walter Firmo, surgiu há alguns anos, após seguidas perdas do autor de pessoas próximas e amadas. No seu processo de recuperação da tristeza e administração da saudade, Walter passou a olhar e redescobrir a beleza dos detalhes e abstrações que a incidência e ausência da luz criavam na realidade ao seu redor.

Assim, ultrapassando o que afirmou Joaquim Ferreira dos Santos: “Com o olhar sempre poético e respeitoso, ele fez o foco definitivo sobre o que alguém, em algum hino do passado, chamou de brava gente brasileira", Walter Firmo, passando a casa dos 70 anos, vai muito além do fotojornalismo e da documentação fotográfica que o consagraram, e se reinventa em cores, brilhos e luzes, mostrando que a qualquer momento é possível olhar novamente a vida e enxergá-la de uma outra maneira.

Para a exposição, foram selecionadas 20 fotografias sobre o tema, que poderão ser visitadas entre os dias 9 de maio e 6 de junho, na Galeria Homero Massena, na Cidade Alta, Vitória. A inauguração da mostra será no dia 8 de maio, quinta-feira, às 20 horas.

O material retrata uma outra fase do fotógrafo, quando ele se abstrai e se reinventa, quebrando conceitos já pré-estabelecidos do seu trabalho como colorista.

Walter Firmo também ministrará em Vitória o curso “Criatividade na Cor”. Serão selecionados 20 participantes e as inscrições estão abertas até o dia 30 de abril. Os candidatos a vagas deverão enviar para o email atendimento@base40.com.br, um breve currículo e cinco fotos (com até 50 Kb cada). As aulas vão acontecer entre 6 e 9 de maio. No penúltimo dia será realizada uma saída fotográfica pela manhã.

Firmo é formado no fotojornalismo. Estreou no jornal Última Hora em 1957 e desde então, esteve nos mais importantes veículos da imprensa brasileira: Jornal do Brasil e revistas Realidade, Manchete, Veja e Isto é. Em 1986 fundou e dirigiu o Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e desde 1992 distribui seu conhecimento fotográfico em cursos por todo o país.

Expõe suas fotos nos principais centros culturais do Brasil e do exterior e recebeu diversos prêmios e homenagens, como o Prêmio Esso de Jornalismo pela reportagem “Cem dias na Amazônia de ninguém”, uma série de cinco reportagens, texto e fotos, publicados no Jornal do Brasil em 1963; o Golfinho de Ouro, concedido pelo governo do Rio de Janeiro em 1985, e nove vezes o Prêmio Internacional de Fotografia Nikon.

A qualidade do seu trabalho está presente nos livros: “Walter Firmo, Antologia Fotográfica”, “Paris parada sobre imagens” e “Rio de Janeiro cores e sentimentos”, além de diversas participações em livros de fotografia e exposições coletivas. Recebe o reconhecimento internacional quando citado no verbete “fotografia” da Enciclopédia Britânica, em 1971.

Serviço:

Abstrato Extrato

Abertura: 8 de maio

Horário: 20 horas

Onde: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória)

Visitação: do dia 9 de maio a 6 de junho

Nenhum comentário: